Revisão "The Irishman": Scorsese chega ao fim da estrada

0 103

Frank Sheeran não era pintor de casas – pelo menos não no sentido vocacional. No submundo do crime, pintar uma casa significa bater em alguém e, no processo, espalhar seu sangue pelas paredes e pelo chão. Quando jovem, Frank era motorista de caminhão por profissão. Depois de “pintar a casa”, é provavelmente o que Frank mais faz O irlandês – ele unidades. E toda a condução que Frank faz ao longo do filme se torna The IrishmanA metáfora central de sua (e nossa) jornada pela vida.

Este enorme filme de 209 minutos, que parece um resumo da carreira do diretor Martin Scorsese e do ator Robert De Niro, está estruturado como uma boneca cinematográfica de flashbacks. Em um deles, um velho Frank (De Niro) conduz um chefe da máfia e suas respectivas esposas para um casamento em Detroit. Antes de entrar no carro, Scorsese observa Frank enquanto ele planeja meticulosamente sua rota traçando um marcador vermelho em um mapa do Centro-Oeste. Frank descreve todas as rodovias que eles tomam e todas as paradas que eles fazem ao longo do caminho.

Os preparativos para a viagem são o prenúncio da jornada épica que está prestes a se desenrolar, através de décadas de história e milhares de quilômetros, quando Frank passa de caminhoneiro humilde para o braço direito do segundo homem mais poderoso da América. Talvez esse não seja o verdadeiro caminho para Scorsese e De Niro, que trabalham juntos desde 1973, mas de qualquer maneira é isso que The Irishman é sobre: ​​Sua passagem por este mundo e o triste destino que espera por todos nós, santos e pecadores, quando chegarmos ao nosso destino final.

A viagem de Frank para Detroit, como o resto de sua vida, é longa, complicada e violenta. É narrado por De Niro como Frank como um homem velho, vivendo uma vida tranquila e solitária em um lar assistido. Sentado em uma cadeira de rodas, um Frank careca e frágil olha para a câmera e conta sua história. Alguns anos antes, ainda com o peito esticado e com a cabeça cheia de cabelos, ele faz aquela viagem fatídica com o chefe da máfia Russell Bufalino (Joe Pesci) – e suas viagens lembram a Frank o dia em que se conheceram décadas antes em uma rodovia parada de descanso, o que leva a uma sequência de um Frank ainda mais jovem – seu cabelo escuro e o rosto livre de rugas – primeiro alinhando-se com Russell e a multidão da Filadélfia e depois com Jimmy Hoffa (Al Pacino), que precisa de um homem com as habilidades de Frank para ajudá-lo a controlar seus rivais políticos nos Teamsters. Então em este flashback, Frank fala sobre suas experiências formativas na Segunda Guerra Mundial, que desencadeiam um flashback da guerra, com um jovem de vinte e poucos anos recebendo seu primeiro gosto de assassinato a sangue frio. Com histórias dentro de histórias dentro de histórias, The Irishman é um pouco como uma versão do filme mob de Começo.

Boa parte da imprensa sobre The Irishman antes da estréia no Festival de Cinema de Nova York, o plano ambicioso de Scorsese era fazer com que seus atores se interpretassem mais jovens com uma assistência de envelhecimento da tecnologia CGI. Então, Robert De Niro, 76 anos, interpreta Frank Sheeran em todos os quatro períodos, dos 25 aos 80 anos. Alguns fãs eram compreensivelmente céticos. Seria uma distração? Robert De Niro poderia interpretar convincentemente um garoto de 25 anos?

A resposta para ambas as perguntas não é realmente. O muito jovem De Niro não engana ninguém, mas também se limita a apenas algumas cenas breves. Para a maioria dos The Irishman, Frank varia dos 40 aos 60, onde o trabalho CGI é menos extremo e mais fácil de aceitar. Depois de alguns minutos, seus olhos aceitam a ilusão, embora a fisicalidade mais rígida e mais rígida de De Niro às vezes lembre que ele não é tão jovem quanto o homem que está representando.

Ainda assim, os efeitos são bons o suficiente; não é mais perturbador do que matar um jovem ator em próteses para fazê-lo parecer mais velho e obter o efeito oposto. E qualquer trabalho digital que tenha sido feito nos rostos dos atores foi projetado com cuidado e sutileza suficientes para permitir que suas performances brilhem no CG Schmutz – as três pistas são muito melhores aqui do que qualquer coisa que eles fizeram em anos. Como Hoffa, Pacino canaliza sua persona de fogo dos anos 90, xingando, resmungando e gritando com seus subordinados. Pesci, por outro lado, joga Russell totalmente contra o tipo; agora com 76 anos, ele é um dos "velhos" que os personagens de Pesci nos filmes anteriores de Scorsese costumavam desrespeitar. Nunca levantando a voz, mal usando palavrões, ele exala uma determinação e poder silenciosos. É uma performance emocionantemente direta.

De Niro teve o trabalho mais difícil em todo o filme, porque ele teve o maior envelhecimento da CGI e está interpretando um homem que, por sua própria admissão em determinado momento, não sente nada pelos crimes hediondos que cometeu. Mas De Niro – e o filme como um todo – melhora à medida que Frank envelhece. A sequência final, com Frank em seus últimos anos, está entre as mais poderosas carreiras inteiras de Scorsese e De Niro.

Não tenho certeza The Irishman precisou de todos os 209 minutos para chegar a esse ponto; os meandros do relacionamento entre Frank, Russell e Jimmy Hoffa se estabelecem em um ritmo repetitivo por um tempo antes de atingirem seu inevitável clímax. Os filmes de Scorsese costumam ser longos, mas a maioria é repleta de energia maníaca e jovem. Eles são estimulados pela edição rápida, movimentos elaborados da câmera e músicas clássicas de parede a parede. Mesmo quando os personagens são mais jovens, The Irishman se move em um ritmo mais lento (ou mesmo idoso). Essa é a escolha certa para as cenas posteriores com Frank na casa de repouso; é menos eficaz quando o De Niro, de pele estranhamente lisa, está andando pelas ruas ruins de Philly.

Ainda assim, o tempo de execução considerável permite que você sinta o peso desses relacionamentos à medida que crescem e depois se deterioram. A maioria das imagens de crimes de Scorsese termina com as vidas dos personagens principais em ruínas, mas eles passam mais tempo do que The Irishman desfrutando do lado glamouroso da multidão antes que eles cheguem lá. O mundo de The Irishman é comparativamente pequeno e monótono; essa máfia não é a fuga sedutora de GoodfellasHenry Hill ou o paraíso chamativo de CassinoÉ Ace Rothstein. No The Irishman é basicamente um trabalho semi-estável que paga bem, mas extrai um preço muito alto.

Em última análise, tudo o que esses bandidos têm é um ao outro – e mesmo isso não dura. No The IrishmanNas cenas finais, um decrépito Frank diz a uma enfermeira: "você não sabe com que rapidez o tempo passa até chegar lá". The Irishman nem sempre é rápido assim. Mas aqueles momentos que contemplam o fim de tudo estão entre os mais emocionantes da carreira de Scorsese.

Pensamentos adicionais:

-O título original do livro The Irishman é baseado em é Eu ouvi você pintar casas. Do ponto de vista das coisas, Scorsese não queria mudar isso. Enquanto The Irishman aparece na tela uma vez durante os títulos finais, Eu ouvi você pintar casas é o título na tela no início do filme e uma segunda vez durante os créditos.

-Eu tenho dificuldade em acreditar que as pessoas assistirão todos os 209 minutos disso na Netflix. Talvez em pedaços de uma hora? Fico feliz em vê-lo em uma tela grande, apenas porque não houve distrações por três horas e meia.

-Há toneladas de referências aos filmes anteriores de Scorsese, De Niro e Pesci, e muitos rostos que retornam do passado além dos mais famosos. Por exemplo: se a esposa de Jimmy Hoffa, Jo, parece familiar, é porque ela interpreta Welker White, que era Lois, a contrabandista de drogas obcecada por seu chapéu. Goodfellas. Não é apenas Frank olhando para trás em sua carreira, é Scorsese também.

Galeria – Os melhores pôsteres de filmes da década:

. (tagsToTranslate) a crítica irlandesa (t) a crítica cinematográfica irlandesa (t) a cantora irlandesa matt (t) cantora matt a cantora irlandesa (t) cantora fosca eu ouvi você pintar casas (t) screencrush o irlandês

Fonte

Leave A Reply

Your email address will not be published.