Este dia de horror: feliz aniversário F. W. Murnau – Dread Central

0 25

Este dia de horror: feliz aniversário F. W. Murnau

Nascido neste dia em 1888: F. W. Murnau

O diretor alemão Friedrich Wilhelm Murnau ficou obcecado com cinema e peças de teatro desde muito jovem.

O filme mais famoso de Murnau é Nosferatu, uma versão silenciosa do livro de Bram Stoker Drácula. Nosferatu fazia parte da escola do expressionismo alemão, caracterizada por simbolismo e estilo, iluminação nítida, ângulos geometricamente absurdos e orçamentos baixos. Com um orçamento muito pequeno, Murnau meticulosamente descreveu todas as cenas do filme. Ele usou um metrônomo para controlar o ritmo da atuação.

Nosferatu era uma versão não autorizada do Drácula. Apesar de muitas mudanças significativas na história, incluindo o nome do vampiro e a remoção de certos personagens, a propriedade de Stoker processou e venceu. A produtora Prana Films, originalmente formada para criar filmes sobrenaturais e ocultos, só produziu Nosferatu porque entraram com pedido de falência como resultado do processo. Todas as cópias do filme foram encomendadas para serem destruídas, mas, felizmente, algumas já haviam sido distribuídas para os Estados Unidos, então algumas cópias sobreviveram.

Murnau tem muitos filmes de terror além de Nosferatu para o seu crédito. Esses incluem: O Chefe de Janus, O Corcunda e o Dançarino, O Castelo Assombrado, e Faust.






Fonte

Leave A Reply

Your email address will not be published.