Globos de ouro: como a nomeação da Netflix é um sinal dos tempos (coluna)

0 23

Se você estiver procurando por um instantâneo rápido do cenário da TV por volta de 2020, dê uma olhada nas indicações para o Globo de Ouro deste ano. A Netflix dominou as categorias de filme e TV, alcançando 17 noms em ambos – 34 no total.

O streamer é uma força dominante, graças ao seu grande volume de conteúdo. Apenas uma fração de seus programas recebeu indicações, mas uma "fração" em termos da Netflix ainda é uma série de séries originais. Os nomes dos Globos de desembarque para o streamer incluem "The Crown" e "Unbelievable", que recebeu quatro cada. "O Método Kominsky" ganhou três, enquanto "O Político" marcou dois. Mais três programas receberam um nom cada.

Nada mal para uma empresa que acabou de entrar no negócio da série original há seis anos. Em 2013, a Netflix ainda era uma curiosidade e mais uma piada do setor do que uma ameaça à hegemonia dos prêmios de TV linear. Audiências assistindo a programas de TV na Internet? Uma novidade na época, alimentada a princípio por “House of Cards”, um programa caro que poderia ter ido ao ar em qualquer lugar, mas foi comprado pela empresa que lhe enviou DVDs.

Em sua temporada inaugural, “House of Cards” ganhou quatro indicações ao Globo de Ouro, a maioria de qualquer série – com a estrela Robin Wright ganhando a atriz de drama de TV. No ano seguinte, "House of Cards" e "Orange Is the New Black" receberam três acenos para a Netflix, enquanto o Amazon Prime Video entrou no jogo, marcando dois noms para "Transparent" (e ganhando um, para Jeffrey Tambor como Ator de comédia ou musical de TV).

A partir daí, o crescimento foi rápido e, como os streamers se encheram de uma programação original cara, eles também logo dominaram os principais prêmios de TV. Em 2018, a Netflix superou a HBO pela primeira vez em indicações ao Emmy. Mas a corrida ainda está apertada: este ano, a HBO recuperou sua coroa, marcando 137 nomeações para o Emmy para 117 da Netflix. Quando a poeira baixou em setembro, a HBO levou para casa 34 prêmios, com o Net-flix em segundo com 27 vitórias.

Agora, o novo ciclo de prêmios começou e, até agora, a Netflix liderou as indicações do Globes e do SAG na HBO. E aqui está o que é igualmente grande: as serpentinas em geral estão dominando as corridas de kudo. No Globo de Ouro, a combinação de Netflix, Hulu, Amazon e Apple TV Plus recebeu 30 indicações. O cabo premium recebeu 18 noms, enquanto o cabo básico recebeu sete – e a transmissão não recebeu nenhum.

Os resultados foram semelhantes às indicações ao SAG Awards, como Netflix, Amazon, Hulu e Apple TV Plus combinadas para 27 indicações, cabo premium recebeu 11, cabo básico ganhou seis e a TV aberta transmitiu apenas um (para a estrela de This Is Us) Sterling K . Castanho.)

É o shutout Globes que é particularmente preocupante para as redes, devido à sua exibição proeminente na NBC. Após o Emmy Awards se tornar uma promoção para transmissão de TV e cabo na transmissão, o Globes e o SAG Awards parecem estar ainda menos interessados ​​em incluir programas das redes tradicionais.

Craig Erwich, vice-presidente sênior de originais do Hulu, alerta para não se interessar muito pelas mudanças na sorte. "Minha opinião é que há indicações limitadas e uma enorme quantidade de bons trabalhos sendo feitos", diz ele. "Eu acho que, francamente, depende mais do que há no espírito do zeitgeist".

Bem, o streaming estava definitivamente no espírito do zodíaco este ano – e isso não vai mudar tão cedo, à medida que mais plataformas forem lançadas em 2020.

Na era da transmissão sem classificação, é um pouco mais difícil dizer o que realmente há no zeitgeist. O burburinho das mídias sociais é um indicador, mas quem deve dizer quantos espectadores realmente assistiram ao programa "Inacreditável" da Netflix ou "The Morning Show" da Apple TV Plus – os quais ganharam vários nomeados nesta temporada de premiação.

Espere ver mais torcedores nos próximos anos se os programas de prêmios ainda estão sangrando os espectadores, comemorando os programas que não estão atraindo um público amplo – ou se as faixas que dominam as indicações são simplesmente um sinal dos tempos.






Fonte

Leave A Reply

Your email address will not be published.